Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Por uma cultura de Paz


      No dia 22 de setembro de 2011 a EEEP Antonio Mota Filho em Tamboril, realizou um momento dedicado a cultura de paz , em virtude da comemoração do primeiro ano da agenda 22 – geração da paz que são órgãos governamentais como a SEDUC, UECE e demais parceiros que juntos com a UNESCO desenvolvem ações para promoção da paz nas escolas e na comunidade. O encontro envolveu alunos, professores, funcionários com objetivo de sensibilizar para a pedagogia da paz numa sociedade que é caracterizada pela cultura da violência.

      Neste sentido os alunos apresentaram o significado para a palavra paz que é:
Paz é reverência pela vida.
Paz é o mais precioso bem da humanidade
Paz é mais que o fim dos conflitos armados
Paz é uma harmoniosa parceria entre a humanidade e o meio ambiente
Paz é um tipo de comportamento
paz é um compromisso com os princípios da liberdade, justiça,igualdade e solidariedade entre todos e os seres humanos.

      Em seguida alunos apresentaram alguns símbolos como a bandeira branca, a bandeira do Brasil, do Ceará, o globo terrestre e rosas brancas. A cor branca da bandeira representava o desejo de desenvolver uma cultura de paz baseada nos valores universais de respeito à vida, liberdade justiça,tolerância e solidariedade entre os povos do mundo. A bandeira do Brasil lembrava de todos os brasileiros que ainda são excluídos dos direitos fundamentais a vida como saúde , educação, moradia. A Bandeira do Ceará representava o desejo incluir como elementos de paz os direitos a educação a todos os cearenses. O globo terrestre representava a paz que se constrói quando se respeita a natureza. As rosas brancas representava o encantamento, a gentileza, a capacidade das pessoas que se empenham para resolver os conflitos de forma pacífica.
      Em seguida foi feito um momento de paz interior, onde todos numa grande roda ficaram em silêncio ao som de uma música relaxante para sentir a paz espiritual. E para finalizar numa atitude de pacifista ocorreu o abraço fraterno coletivo.