Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Alunos da EEEP Antônio Mota Filho visitam o patrimônio arquitetônico de Viçosa do Ceará e fazem intercâmbio cultural com alunos da EEM Dep. Manoel Rodrigues.

Com o objetivo de conhecer o patrimônio arquitetônico de Viçosa do Ceará que  mantém um acervo importante dos casarões do século XVIII, os alunos da EEEP Antônio Mota Filho realizaram de 15 de junho uma aula de campo na cidade de Viçosa do Ceará. No local foram recebidos por um grupo de alunos da EEM Dep. Manoel Rodrigues que fizeram um roteiro de visitação incluindo alguns dos casarões preservados que são tombados pelo IPHAM, órgão responsável pela preservação do patrimônio arquitetônico brasileiro. Também fez parte do roteiro a visita ao centro cultural da Igreja do Céu , a casa do artesanato e  a casa dos licores que são ícones da cultura local. Com este intercâmbio foi possível conhecer um pouco mais da História do Ceará no seu processo de colonização, bem como estabelecer um vínculo de amizade entre anos da EEEP e os alunos da EEM Dep. Manoel Rodrigues que a partir de então vão manter contados através da internet. Finalizando a aula de campo o grupo que estava acompanhado  pelos professores Cristine, Gline e Robisniel fizeram parada em Ubajara para apreciar o Parque Nacional e em São Benedito o Santuário de nossa Senhora de Fátima.

Diário de Viagem
Conhecendo e aprendendo em Viçosa do Ceará

No dia 15 de junho de 2011, fomos à cidade de Viçosa do Ceará conhecer um pouco sobre sua história, cultura, Patrimônio arquitetônico e ainda suas belezas naturais. No trajeto desta viagem passamos por algumas cidades tais como: Nova Russas, Ipueiras, Ipú, Guaraciaba do Norte e outras para chegarmos ao tão esperado lugar em que estávamos ansiosos, Viçosa do Ceará.
Primeiramente paramos em Tianguá, onde visitamos o belíssimo santuário de Nossa Senhoras de Fátima. Fiquei encantada com a arquitetura, a organização, os traços desenhados nas paredes e ainda com a sala dos milagres. Depois seguimos para Viçosa. Quando chegamos, fomos recebidos por um grupo de alunos da Escola de Ensino Médio Dep. Manoel Rodrigues na praça General Tibúrcio, fazendo assim um intercâmbio cultural.
Os alunos nos mostraram alguns pontos turísticos. O primeiro foi o memorial de Clóvis Beviláqua, vimos muitos documentos do próprio, no entanto não podíamos tirar fotografia.Visitamos a casa onde o mesmo viveu, Clóvis Beviláqua foi um jurista, filósofo, historiador filho de um Pe. José Beviláqua e Marthiniana Maria de Jesus, estudou bastante e criou o Código Civil Nacional.
Depois passamos pela Praça Clóvis Beviláqua que antes era o cemitério da cidade no tempo do império, conhecemos também alguns casarões construídos no século XVIII e ainda preservados,inclusive um deles é a prefeitura e os outros são monumentos. Um destes casarão possui 186 portas e janelas.
Seguindo roteiro fomos para Casa dos Licores e nesta ida passamos em frente ao teatro D. Pedro II que estava em reforma. Chegando a casa vimos a diversidade de licores e conhecemos o Sr. Alfredo que tocou pífano para nós aos 96 anos, fiquei impressionada.
Saímos em direção a igreja do Céu, esta foi inaugurada em 14 de agosto de 1938, dedicada à Nossa Senhora das Vitórias e no alto dela há um Cristo Redentor e este foi esculpido em 1939 pelo italiano Agostinho Ódisio Baomés. Na chegada vimos belíssimas paisagens e apreciamos uma visão panorâmica da cidade. Os alunos, os quais nos guiavam mostraram os pontos turístico da cidade e nos disseram que antes da reforma a igreja, a mesma possuía 365 degraus de acordo com os dias do ano e após a reforma ela passou a ter 334,mesmo assim ainda é muito alta. A igreja é bastante visitada e é um dos lugares em que turistas não podem deixar de ir.
O clima de Viçosa é muito agradável e aconchegante com um belo patrimônio histórico riquíssimo, não podia imaginar que existia uma cidade assim tão linda e fantástica no Ceará. Em seguida fomos almoçar, para irmos à Lagoa de D. Pedro II nosso último passeio pela cidade. Depois nos despedimos dos alunos que nos acompanharam e fomos embora. Na volta paramos no Parque Nacional de Ubajara, onde vimos alguns pássaros, árvores de grande porte e uma encantadora paisagem que impressionava a todos e até dava pra ficar com os olhos marejados de tanta beleza.
Paramos ainda em São Benedito, onde conhecemos a praça dos Índios,visitamos uma escola, a qual nos recebeu muito bem e depois seguimos viagem para Tamboril com um aperto no coração de saudades.
Fiquei feliz em fazer esta aula de campo, pois ela proporcionou não só a mim, mas a todos uma imensa satisfação e com certeza ficará para sempre em nossas mentes, pois descobrimos diversas coisas: quer seja nas paisagens, na história da cidade ou até mesmo no modo de socialização das pessoas.

Carol – Desenho da Construção
Um passeio Inesquecível
em Viçosa do Ceará.

Tudo aconteceu numa quarta-feira dia 15 de junho, juro que na noite de terça-feira para quarta não dormi de tanta ansiedade, pensando em um passeio inesquecível para Viçosa do ceará. Nesse dia acordei-me às 3:00 horas, pois as 4:00h já tínhamos de estar no colégio.
Todos no micro-ônibus com sono e muita ansiedade, e às 04h30min começou o passeio. Quando o dia começou a clarear, fomos observando lindas paisagens, o cantar dos pássaros e passando por varias cidades: Nova Russas , Ipueiras, Ipu, Guaraciaba do Norte, São Benedito, Ibiapina, Ubajara, Tianguá e finalmente Viçosa do Ceará.
Durante este percurso fizemos uma parada em Tianguá para visitar o Santuário de Nossa Senhora de Fátima que estava em reforma, mas não deixou de nos impressionar com seu tamanho e beleza. Ao entrar fomos ao local onde é celebrado as missas. Mais a frente, visitamos a sala dos milagres ao que fomos muito bem recebidos. Apos isso, seguimos viagem rumo a Viçosa.
Chegando lá, ficamos impressionados com tanta beleza a nossa volta, sem contar que estávamos meio perdidos, sem saber onde ficava a praça Dom Pedro. Era lá que estavam os alunos que ia nos receber. Seguimos para o memorial de Clóvis Beviláqua o qual ficamos sabendo um pouco de sua historia: um homem que sofreu para se destacar em seus estudos, pois tinha que ir de jegue pra escola que ficava em Sobral. Depois de algum tempo se formou em jurista e ficou conhecido por lançar o primeiro código de leis do Brasil.
Saindo do Memorial fomos para uma praça que tem seu nome por homenagem. Após este momento, os alunos da Escola Dep. Manoel Rodrigues, nossos anfitriões nos falaram da historia da igreja matriz que foi construída pelos os índios e quando eles não queriam trabalhar eram mortos e enterrados na frente da igreja. Os mais velhos contam que nessa igreja foi morto um padre e como castigo, Viçosa vai ser inundada e o local onde o padre morreu vai ser a casa de uma baleia. (Esta história faz parte das lendas populares do lugar).
Ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, a mais antiga do estado do Ceará, tem a casa paroquial que alguns dizem ter debaixo dela tuneis que dão acesso a igreja, do outro lado se encontra os grandes casarões construídos no século XVIII e um deles se destaca pela a sua quantidade de portas 186 ao todo. Andamos mais um pouco e encontramos o teatro D. Pedro II que recebeu esse nome por uma visita que ele fez aquela cidade. O referido prédio estava em reforma e por isso não conseguimos entrar. Sabemos no local que o teatro já foi palco de lutas de boxe e do teatro mudo. Na mesma rua do teatro fizemos uma visita à casa da família Rubens. É uma casa muito bem decorada e funciona uma pequena lojinha de artesanato que vende lembranças de argila e outros materiais. Mais a frente encontramos a casa onde a princesa Isabel filha de Dom Pedro I ficou hospedada quando visitou o local.
A poucos metros dali, um prédio histórico abandonado, o primeiro hospital maternidade de Viçosa, a sua frente à casa dos licores que também conhecemos uma pessoa ilustre, o Sr. Alfredo com 96 anos que tocou pífano para nós, um velhinho bastante querido por todos. Seguimos alguns metros de ônibus outros caminhando, rumo à igrejinha do céu, inaugurado em 14 de agosto de 1938 de 1938 e dedicado a Nossa Senhora das Vitórias, essa igreja foi batizada pelo o bispo de Sobral e foi construída pelo o Monsenhor José Carneiro da Cunha com ajuda da população. Dos seus atrativos destacam-se: O Cristo esculpido em 1939 e umas de suas rotas de acesso é a escadaria de 365 degraus, simbolizando os dias do ano. Mas ao passar por uma reforma diminuiu para 334.
Ao chegar ao topo da igreja do céu, ficamos impressionados com tamanha beleza com as paisagens naturais ao seu redor. No local funcionam umas lojinhas que vendem lembrancinhas artesanais, doces e chocolates. O que mais me deixou impressionada foi à variedade de arvores, uma delas é o pau Brasil. É lá também um lugar reservado para espetáculos culturais e artísticos de Viçosa. Finalizando nosso roteiro de visitas fomos então almoçar em um restaurante não muito longe dali. Após o almoço nos dirigimos para a lagoa de Pedro II, um lugar construído pelos os índios Guararapes, hoje é um ponto turístico bastante visitado e é palco de algumas festas do município. Depois desse passeio, por um lugar tão maravilhoso e de belezas incomparáveis, nos despedimos de nossos novos amigos estudantes da escola de Ensino Médio Dep. Manoel Rodrigues e seguimos de volta a Tamboril.
Na volta foi muito proveitoso, passamos pelo o parque Nacional de Ubajara, um lugar com uma grande diversidade de arvores preservadas. Conhecemos o bondinho e podemos observar uma paisagem incrível com grandes formações rochosas, cachoeiras e algumas minúsculas cidades. Despedimo-nos daquele lindo Parque e seguimos viagem, para nossa ultima parada que foi em São Benedito.
Ao chegar em São Benedito paramos no centro, na praça do índio que foi construída em 1979 por Antônio C. de Paula em homenagem a nação Tabajara. Despedimos-nos daquela cidade de clima agradável e seguimos viagem de volta observando um lindo pôr do sol. Ao passar na cidade de Ipu observamos ainda um lindo eclipse, depois disso só paramos no distrito de Holanda para o desembarque de alguns de nossos colegas e só por volta das 7:30h, chegamos finalmente em nossa cidadezinha Tamboril.
Agradeço ao CREDE 13, ao Núcleo Gestor e aos professores da E.E.E.P Antônio Mota Filho que nos acompanharam e que nos proporcionaram essa inesquecível viagem.
Muito Obrigado!!!
Antonio Miguel – Turma Agrimensura

Diário de Viagem
Viçosa do Ceará

No dia 15 de junho quarta - feira tive uma aula de campo na cidade Viçosa do ceará. Eu e alguns alunos fomos conhecer um pouco da historia dessa cidade. Antes passamos na cidade de Tianguá para conhecer o Santuário de nossa Senhora de Fátima um lugar muito bonito, visitamos a sala dos milagres onde são deixados bilhetes, muitas fotos, objetos pessoais para quem já alcançou a graça. Depois seguimos nossa viagem a Viçosa. Ao chegar fomos recebidos na praça pelos alunos, Carolynne, Carol, Naiara, Élder, Aurélio e João Felipe da escola de Ensino Médio Dep. Manoel Rodrigues. Primeiro fomos conhecer o memorial de Clóvis Beviláqua, um homem que se destacou nos estudos e se formou em jurista, sociólogo e filosofo é filho de Viçosa e foi primeiro a proclamar o código civil do Brasil. Depois andamos em direção a praça da matriz onde eles nos mostraram vários casarões antigos, no qual um deles tinha 186 portas e janelas. Ao seu lado está situada a igreja mais velha do Ceará, Nossa Senhora da Assunção. Em seguida fomos para o teatro Dom Pedro II que no momento está em reforma, onde já vieram muitas atrações internacionais, passamos na casa dos licores onde tem uma variedade de sabores. Falamos com o dono o Sr. Alfredo Miranda de 96 anos, o qual tocou pífano para nós ouvirmos foi muito bonito o jeito dele tocar. Encantou-nos com sua simpatia. E finalmente conhecemos a igreja do Céu, um lindo lugar onde tivemos de subir 334 degraus, chegando lá em cima observamos um vista belíssima, é um dos lugares mais visitados da cidade, tiramos muitas fotos e compramos lembranças artesanais.
Após uma longa manhã estávamos cansados e com fome, assim fomos para um restaurante almoçar, quando terminamos os alunos nos levaram para conhecer a lagoa Pedro II que ficava a li perto num lugar muito belo, em fim, lá nos despedimos dos alunos e seguimos viagem a caminho de casa.
De volta passamos cidade de Ubajara, o clima de lá é bem frio, tem uma paisagem bem agradável e seguimos para casa, onde passávamos fazíamos novas amizades. Já estava anoitecendo quando chegamos a Tamboril.
Eu posso dizer que amei a oportunidade de conhecer a cidade de Viçosa. É um pouco longe, mas mesmo assim foi uma viagem maravilhosa, foi muito proveitoso, conheci coisas novas e fiz novas amizades. Espero voltar lá mais vezes, porque adquiri bastante conhecimento.