Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

PROJETO: ESCOLHA VIVER SEM DROGAS


Atividades artísticas do Projeto no turno
da manhã

1. Apresentação de voz e violão

Pensamos numa música para contextualizá- la a o projeto. Então encontramos uma gravação de Roberto Carlos e Erasmos de 1987 intitulada  O CARETA.Convidamos o violonista San e o vocalista Rogean para uma apresentação na abertura da culminância do projeto. Foi emocionante.

                                                   Violonista San

 

                                                 Vocalista Rogean
                                                     
                                                   O careta (Roberto e Erasmo Carlos)

 Abro a camisa e encaro esse mundo de frente
Olho pra vida sem medo sabendo onde vou
digo que não que não quero
passo batido , acelero
são outras coisas que mexem com a minha cabeça
Por isso esqueça.

Meu grande barato é o cheiro da brisa do mar
me ligo na onda do meu coração
viajo na luz das estrelas
me sinto feliz só de vê-las
e fico contente de ser
esse grande careta.
careta
careta.

Droga quem afinal é você
Que está se entregando e não vê que a vida
oferece outras coisas.
Droga
por tudo, por nada e porque
nadar nessa praia pra quê?
a vida oferece outras coisas.

Às vezes quem sabe de tudo tem
mais pra saber
que a porta tão larga na entrada se estreita depois
e quando lá dentro se apaga
a luz da estrada perdida
é duro esmurrar as paredes
buscando a saída
de volta pra vida.

Talvez você ache uma droga essas coisas que eu falo
Mas certas verdades nem sempre
são fáceis de ouvir
Não custa pensar no que eu digo
eu só quero ser seu amigo
Mas pense num grande barato 
de ser um careta
careta
careta
careta.

2. Apresentação teatral

O grupo dos alunos do turno da manhã, sob a coordenação da coordenadora escolar Meire, as professoras Shéllida e Vivian apresentaram um musical demostrando o sentimento de isolamento, abandono, solidão por qual passa um viciado em drogas. As algemas representavam a escravidão e o aprisionamento de um viciado e o desejo de libertação do vício. As flores representavam os prazeres que a vida oferece e o viciado não consegue perceber. A apresentação usou a letra da música Manhãs de setembro que não fala de drogas mas que contextualizada ao tema drogas pode transmitir o sentimento de um usuário.

                                                     
    
Fui quem se fechou no muro 
e se guardou lá fora
fui eu que num esforço
se guardou na indiferença
fui eu que numa tarde 
se fez tarde de tristezas
fui eu que consegui ficar
e ir embora.

E fui esquecida
Fui eu!
fui eu que enoite fria se sentia bem
e na solidão
sem ter ninguém fui eu
Fui eu que me primavera
só não viu as flores
e o sol
nas manhãs de setembro
Eu quero sair
eu quero falar
eu quero ensinar meu
vizinho a cantar...

3. Apresntação de aeróbica

Os alunos do cursinho: Rumo ao ensino médio também enfatizaram durante o projeto escolha viver sem drogas, os hábitos que devem ser adotados para se obter uma vida saudável. Dessa forma ensinaram aos presentes a praticar esportes como os exercícios aeróbicos como forma de cuidar do corpo e da mente. Os exercícios foram realizados com a música Rebolecho do grupo Paragolé da Bahia.

                                      é só no rebolecho...

4. Apresentação de esquetes Teatrais no auditório da Escola

Os alunos encenaram pequenas histórias sobre o tema drogas na adolescência, levando o público presente a refletir sobre como as drogas estão presente na fase da adolescência por ser uma fase de muitos conflitos e dificuldades enfrentadas por eles num período de transição para vida adulta. As esquetes traziam mensagem para juventude ficar longe das drogas apoiados pela familia e pela escola.

Presença da comunidade para prestigiar
as apresentações teatrais