PROJETO AULA DE CAMPO – Serra das Matas Monsenhor Tabosa
No dia 30 de setembro de 2011 os alunos da turma de Edificações visitaram a o ponto mais alto do estado localizado na localidade de serra branca município de Monsenhor Tabosa, acompanhados dos professores Diego , Glinelaine e Robisniel.
A iniciativa de levar os alunos do curso de Edificações até as Serras das Matas no Município de Monsenhor Tabosa surgiu da necessidade de contextualizar conteúdos desenvolvidos na sala de aula sobre relevo cearense , meio ambiente e o estudo de solos.
Neste contexto, foi possível analisar de forma integrada as nascentes do riacho dos Macacos, segundo maior afluente do rio Acaraú-CE, as quais vêm sofrendo, nas últimas décadas, um grande impacto das atividades humanas sobre seus recursos naturais, atingindo, em determinadas áreas, níveis críticos de degradação ambiental.
Nesta viagem também foi observado as condições da cobertura vegetal, dos solos, das formas de relevo e dos principais tipos de uso e ocupação da terra.
Os alunos visitaram as nascente do Rio Acaraú, que é o rio que atravessa a cidade de Tamboril e tem seu curso final na cidade de Acaraú, região norte do estado.
O professor Diego aproveitou a viagem de estudo para mostrar algumas classificações de solos encontrados naquela região. O professor Robisniel foi o guia oficial da trilha que leva ao ponto mais alto do estado. A professora Gline fez observação das espécies vegetais encontradas no maciço residual das serras das Matas. Uma desses espécies chamou a atenção dos alunos a Ceiba glaziovi (Barriguda) planta que armazena em seu tronco bastante água na época de estiagem.