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sexta-feira, 27 de maio de 2011

Projeto Nivelamento em Língua Portuguesa na E.E.E.P. Antonio Mota Filho – Tamboril-CE


Existe atualmente uma constante preocupação da E.E.E.P. Antônio Mota Filho quanto à defasagem de aprendizagem na formação básica dos alunos recém chegados à escola matriculados nos cursos técnicos na área da Construção Civil e Design de Interiores. Muitos destes alunos que iniciam o 1º ano do Ensino Médio acumulam deficiências de aprendizagem, herdadas do ensino fundamental, e que comprometem significativamente a aprendizagem nessa nova etapa de ensino. O Projeto de nivelamento em Língua Portuguesa tem como finalidade favorecer uma leitura proficiente, a interpretação e a produção de textos. Para isso, parte-se da leitura de textos uma diversidade de textos, conciliada ao estudo da estrutura do parágrafo padrão e de elementos essenciais a sua elaboração, como os princípios da Coesão e da Coerência textuais, a adequação vocabular, e aspectos gramaticais envolvidos na construção e na interpretação de textos.
A E.E.E.P. Antonio Mota Filho pretende promover o nivelamento dos alunos com maiores dificuldades num período de 04 meses matriculados nos cursos técnicos em 2011, com intuito de desenvolver principalmente habilidades em leitura, interpretação, análise e produção de textos, através de um trabalho integrado e interdisciplinar, empregando as metodologias já utilizadas, outras inovadoras para propiciar o contato com novas formas de aprendizagens e possam adquirir ferramentas para seguir aprendendo durante todo o ensino Médio. Portanto, perante tal situação aqui exposta, a E.E.E.P. Antonio Mota Filho realizará uma sistematização pedagógica de atividades alternativas a título de nivelamento para sanear as deficiências detectadas. Apresentamos então, um roteiro de atividades para fins de implementação contínua e estratégica como medida pedagógica inexorável para consolidação e manutenção dos princípios de qualidade preconizados nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos técnicos ofertados nesta Instituição de Ensino Médio Integral. Para tanto, cabe a coordenação Pedagógica, como núcleo de acompanhamento gerir tal programa para fins do processo de ensino aprendizagem.

Tais intervenções consistirão em:

  • Utilizar material do Projeto: Primeiro Aprender como complemento nas turmas que apresentam maiores dificuldades.
  • Utilizar apostilas com atividades de Nivelamento priorizando atividades de leitura e interpretação de textos para serem aplicados nas aulas de Língua Portuguesa.
  • Integrar ações do Projeto: Lendo com prazer, escrevendo por saber da sala de multimeios;
  • Integrar ações do projeto: Janelas do Laboratório de Informática.
  • Realizar oficinas de leitura às sextas-feiras, intitulado Clube da leitura (incentivar a leitura de obras literárias);
  • Organizar sala de leitura (materiais de leitura livre para as horas de descanso livros, revistas, jornais e gibis);
  • Realizar premiação para alunos leitores da Biblioteca;