Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de junho de 2011

Futuros Cientistas


Os alunos da E.E.E.P. Antonio Mota Filho realizaram trabalhos em grupos para demonstrar como se obtém substâncias puras a partir de misturas. Eles se utilizaram de equipamentos improvisados como garrafas e copos descartáveis e materiais de uso comum para fazer os experimentos, além da produção e edição de um vídeo caseiro da demonstração.
O intuito deste trabalho foi a fixação dos conhecimentos apreendidos em sala de aula, em relação às técnicas de separação de misturas, nas aulas de Química minsitradas pelo professor Ermeson.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Alunos da EEEP Antônio Mota Filho visitam o patrimônio arquitetônico de Viçosa do Ceará e fazem intercâmbio cultural com alunos da EEM Dep. Manoel Rodrigues.


 
Com o objetivo de conhecer o patrimônio arquitetônico de Viçosa do Ceará que  mantém um acervo importante dos casarões do século XVIII, os alunos da EEEP Antônio Mota Filho realizaram de 15 de junho uma aula de campo na cidade de Viçosa do Ceará. No local foram recebidos por um grupo de alunos da EEM Dep. Manoel Rodrigues que fizeram um roteiro de visitação incluindo alguns dos casarões preservados que são tombados pelo IPHAM, órgão responsável pela preservação do patrimônio arquitetônico brasileiro. Também fez parte do roteiro a visita ao centro cultural da Igreja do Céu , a casa do artesanato e  a casa dos licores que são ícones da cultura local. Com este intercâmbio foi possível conhecer um pouco mais da História do Ceará no seu processo de colonização, bem como estabelecer um vínculo de amizade entre anos da EEEP e os alunos da EEM Dep. Manoel Rodrigues que a partir de então vão manter contados através da internet. Finalizando a aula de campo o grupo que estava acompanhado  pelos professores Cristine, Gline e Robisniel fizeram parada em Ubajara para apreciar o Parque Nacional e em São Benedito o Santuário de nossa Senhora de Fátima.





Diário de Viagem
Conhecendo e aprendendo em Viçosa do Ceará


No dia 15 de junho de 2011, fomos à cidade de Viçosa do Ceará conhecer um pouco sobre sua história, cultura, Patrimônio arquitetônico e ainda suas belezas naturais. No trajeto desta viagem passamos por algumas cidades tais como: Nova Russas, Ipueiras, Ipú, Guaraciaba do Norte e outras para chegarmos ao tão esperado lugar em que estávamos ansiosos, Viçosa do Ceará.
Primeiramente paramos em Tianguá, onde visitamos o belíssimo santuário de Nossa Senhoras de Fátima. Fiquei encantada com a arquitetura, a organização, os traços desenhados nas paredes e ainda com a sala dos milagres. Depois seguimos para Viçosa. Quando chegamos, fomos recebidos por um grupo de alunos da Escola de Ensino Médio Dep. Manoel Rodrigues na praça General Tibúrcio, fazendo assim um intercâmbio cultural.
Os alunos nos mostraram alguns pontos turísticos. O primeiro foi o memorial de Clóvis Beviláqua, vimos muitos documentos do próprio, no entanto não podíamos tirar fotografia.Visitamos a casa onde o mesmo viveu, Clóvis Beviláqua foi um jurista, filósofo, historiador filho de um Pe. José Beviláqua e Marthiniana Maria de Jesus, estudou bastante e criou o Código Civil Nacional.
Depois passamos pela Praça Clóvis Beviláqua que antes era o cemitério da cidade no tempo do império, conhecemos também alguns casarões construídos no século XVIII e ainda preservados,inclusive um deles é a prefeitura e os outros são monumentos. Um destes casarão possui 186 portas e janelas.
Seguindo roteiro fomos para Casa dos Licores e nesta ida passamos em frente ao teatro D. Pedro II que estava em reforma. Chegando a casa vimos a diversidade de licores e conhecemos o Sr. Alfredo que tocou pífano para nós aos 96 anos, fiquei impressionada.
Saímos em direção a igreja do Céu, esta foi inaugurada em 14 de agosto de 1938, dedicada à Nossa Senhora das Vitórias e no alto dela há um Cristo Redentor e este foi esculpido em 1939 pelo italiano Agostinho Ódisio Baomés. Na chegada vimos belíssimas paisagens e apreciamos uma visão panorâmica da cidade. Os alunos, os quais nos guiavam mostraram os pontos turístico da cidade e nos disseram que antes da reforma a igreja, a mesma possuía 365 degraus de acordo com os dias do ano e após a reforma ela passou a ter 334,mesmo assim ainda é muito alta. A igreja é bastante visitada e é um dos lugares em que turistas não podem deixar de ir.
O clima de Viçosa é muito agradável e aconchegante com um belo patrimônio histórico riquíssimo, não podia imaginar que existia uma cidade assim tão linda e fantástica no Ceará. Em seguida fomos almoçar, para irmos à Lagoa de D. Pedro II nosso último passeio pela cidade. Depois nos despedimos dos alunos que nos acompanharam e fomos embora. Na volta paramos no Parque Nacional de Ubajara, onde vimos alguns pássaros, árvores de grande porte e uma encantadora paisagem que impressionava a todos e até dava pra ficar com os olhos marejados de tanta beleza.
Paramos ainda em São Benedito, onde conhecemos a praça dos Índios,visitamos uma escola, a qual nos recebeu muito bem e depois seguimos viagem para Tamboril com um aperto no coração de saudades.
Fiquei feliz em fazer esta aula de campo, pois ela proporcionou não só a mim, mas a todos uma imensa satisfação e com certeza ficará para sempre em nossas mentes, pois descobrimos diversas coisas: quer seja nas paisagens, na história da cidade ou até mesmo no modo de socialização das pessoas.

Carol – Desenho da Construção
Um passeio Inesquecível
em Viçosa do Ceará.

Tudo aconteceu numa quarta-feira dia 15 de junho, juro que na noite de terça-feira para quarta não dormi de tanta ansiedade, pensando em um passeio inesquecível para Viçosa do ceará. Nesse dia acordei-me às 3:00 horas, pois as 4:00h já tínhamos de estar no colégio.
Todos no micro-ônibus com sono e muita ansiedade, e às 04h30min começou o passeio. Quando o dia começou a clarear, fomos observando lindas paisagens, o cantar dos pássaros e passando por varias cidades: Nova Russas , Ipueiras, Ipu, Guaraciaba do Norte, São Benedito, Ibiapina, Ubajara, Tianguá e finalmente Viçosa do Ceará.
Durante este percurso fizemos uma parada em Tianguá para visitar o Santuário de Nossa Senhora de Fátima que estava em reforma, mas não deixou de nos impressionar com seu tamanho e beleza. Ao entrar fomos ao local onde é celebrado as missas. Mais a frente, visitamos a sala dos milagres ao que fomos muito bem recebidos. Apos isso, seguimos viagem rumo a Viçosa.
Chegando lá, ficamos impressionados com tanta beleza a nossa volta, sem contar que estávamos meio perdidos, sem saber onde ficava a praça Dom Pedro. Era lá que estavam os alunos que ia nos receber. Seguimos para o memorial de Clóvis Beviláqua o qual ficamos sabendo um pouco de sua historia: um homem que sofreu para se destacar em seus estudos, pois tinha que ir de jegue pra escola que ficava em Sobral. Depois de algum tempo se formou em jurista e ficou conhecido por lançar o primeiro código de leis do Brasil.
Saindo do Memorial fomos para uma praça que tem seu nome por homenagem. Após este momento, os alunos da Escola Dep. Manoel Rodrigues, nossos anfitriões nos falaram da historia da igreja matriz que foi construída pelos os índios e quando eles não queriam trabalhar eram mortos e enterrados na frente da igreja. Os mais velhos contam que nessa igreja foi morto um padre e como castigo, Viçosa vai ser inundada e o local onde o padre morreu vai ser a casa de uma baleia. (Esta história faz parte das lendas populares do lugar).
Ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, a mais antiga do estado do Ceará, tem a casa paroquial que alguns dizem ter debaixo dela tuneis que dão acesso a igreja, do outro lado se encontra os grandes casarões construídos no século XVIII e um deles se destaca pela a sua quantidade de portas 186 ao todo. Andamos mais um pouco e encontramos o teatro D. Pedro II que recebeu esse nome por uma visita que ele fez aquela cidade. O referido prédio estava em reforma e por isso não conseguimos entrar. Sabemos no local que o teatro já foi palco de lutas de boxe e do teatro mudo. Na mesma rua do teatro fizemos uma visita à casa da família Rubens. É uma casa muito bem decorada e funciona uma pequena lojinha de artesanato que vende lembranças de argila e outros materiais. Mais a frente encontramos a casa onde a princesa Isabel filha de Dom Pedro I ficou hospedada quando visitou o local.
A poucos metros dali, um prédio histórico abandonado, o primeiro hospital maternidade de Viçosa, a sua frente à casa dos licores que também conhecemos uma pessoa ilustre, o Sr. Alfredo com 96 anos que tocou pífano para nós, um velhinho bastante querido por todos. Seguimos alguns metros de ônibus outros caminhando, rumo à igrejinha do céu, inaugurado em 14 de agosto de 1938 de 1938 e dedicado a Nossa Senhora das Vitórias, essa igreja foi batizada pelo o bispo de Sobral e foi construída pelo o Monsenhor José Carneiro da Cunha com ajuda da população. Dos seus atrativos destacam-se: O Cristo esculpido em 1939 e umas de suas rotas de acesso é a escadaria de 365 degraus, simbolizando os dias do ano. Mas ao passar por uma reforma diminuiu para 334.
Ao chegar ao topo da igreja do céu, ficamos impressionados com tamanha beleza com as paisagens naturais ao seu redor. No local funcionam umas lojinhas que vendem lembrancinhas artesanais, doces e chocolates. O que mais me deixou impressionada foi à variedade de arvores, uma delas é o pau Brasil. É lá também um lugar reservado para espetáculos culturais e artísticos de Viçosa. Finalizando nosso roteiro de visitas fomos então almoçar em um restaurante não muito longe dali. Após o almoço nos dirigimos para a lagoa de Pedro II, um lugar construído pelos os índios Guararapes, hoje é um ponto turístico bastante visitado e é palco de algumas festas do município. Depois desse passeio, por um lugar tão maravilhoso e de belezas incomparáveis, nos despedimos de nossos novos amigos estudantes da escola de Ensino Médio Dep. Manoel Rodrigues e seguimos de volta a Tamboril.
Na volta foi muito proveitoso, passamos pelo o parque Nacional de Ubajara, um lugar com uma grande diversidade de arvores preservadas. Conhecemos o bondinho e podemos observar uma paisagem incrível com grandes formações rochosas, cachoeiras e algumas minúsculas cidades. Despedimo-nos daquele lindo Parque e seguimos viagem, para nossa ultima parada que foi em São Benedito.
Ao chegar em São Benedito paramos no centro, na praça do índio que foi construída em 1979 por Antônio C. de Paula em homenagem a nação Tabajara. Despedimos-nos daquela cidade de clima agradável e seguimos viagem de volta observando um lindo pôr do sol. Ao passar na cidade de Ipu observamos ainda um lindo eclipse, depois disso só paramos no distrito de Holanda para o desembarque de alguns de nossos colegas e só por volta das 7:30h, chegamos finalmente em nossa cidadezinha Tamboril.
Agradeço ao CREDE 13, ao Núcleo Gestor e aos professores da E.E.E.P Antônio Mota Filho que nos acompanharam e que nos proporcionaram essa inesquecível viagem.
Muito Obrigado!!!
Antonio Miguel – Turma Agrimensura

Diário de Viagem
Viçosa do Ceará

No dia 15 de junho quarta - feira tive uma aula de campo na cidade Viçosa do ceará. Eu e alguns alunos fomos conhecer um pouco da historia dessa cidade. Antes passamos na cidade de Tianguá para conhecer o Santuário de nossa Senhora de Fátima um lugar muito bonito, visitamos a sala dos milagres onde são deixados bilhetes, muitas fotos, objetos pessoais para quem já alcançou a graça. Depois seguimos nossa viagem a Viçosa. Ao chegar fomos recebidos na praça pelos alunos, Carolynne, Carol, Naiara, Élder, Aurélio e João Felipe da escola de Ensino Médio Dep. Manoel Rodrigues. Primeiro fomos conhecer o memorial de Clóvis Beviláqua, um homem que se destacou nos estudos e se formou em jurista, sociólogo e filosofo é filho de Viçosa e foi primeiro a proclamar o código civil do Brasil. Depois andamos em direção a praça da matriz onde eles nos mostraram vários casarões antigos, no qual um deles tinha 186 portas e janelas. Ao seu lado está situada a igreja mais velha do Ceará, Nossa Senhora da Assunção. Em seguida fomos para o teatro Dom Pedro II que no momento está em reforma, onde já vieram muitas atrações internacionais, passamos na casa dos licores onde tem uma variedade de sabores. Falamos com o dono o Sr. Alfredo Miranda de 96 anos, o qual tocou pífano para nós ouvirmos foi muito bonito o jeito dele tocar. Encantou-nos com sua simpatia. E finalmente conhecemos a igreja do Céu, um lindo lugar onde tivemos de subir 334 degraus, chegando lá em cima observamos um vista belíssima, é um dos lugares mais visitados da cidade, tiramos muitas fotos e compramos lembranças artesanais.
Após uma longa manhã estávamos cansados e com fome, assim fomos para um restaurante almoçar, quando terminamos os alunos nos levaram para conhecer a lagoa Pedro II que ficava a li perto num lugar muito belo, em fim, lá nos despedimos dos alunos e seguimos viagem a caminho de casa.
De volta passamos cidade de Ubajara, o clima de lá é bem frio, tem uma paisagem bem agradável e seguimos para casa, onde passávamos fazíamos novas amizades. Já estava anoitecendo quando chegamos a Tamboril.
Eu posso dizer que amei a oportunidade de conhecer a cidade de Viçosa. É um pouco longe, mas mesmo assim foi uma viagem maravilhosa, foi muito proveitoso, conheci coisas novas e fiz novas amizades. Espero voltar lá mais vezes, porque adquiri bastante conhecimento.
Elisiane Monteiros 1 ano “A” Agrimensura

Noite Poética e Romântica no anfiteatro da EEEP Antonio Mota Filho

 
No dia 10 de junho, no anfiteatro da EEEP Antonio Mota Filho, num clima de romance e poesia foi realizado o Luau dos namorados. Este momento foi propício para que os alunos fizessem recital de poemas de amor e cantassem ao som do violão de Ismael e Jorge as mais belas canções de amor. As professoras Shéllyda (Multimeios), Juciana (Laboratorista) e Isabel(L. Informática ) foram as responsáveis pelo evento que tinha também o objetivo de incentivar a leitura de poemas. Parabéns a todos os namorados!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

EEEP Antônio Mota Filho realiza 1º Desfile Eco Design

Tendo em vista a Semana do Meio Ambiente (6 a 10 de junho), a Escola de Estadual de Educação Profissional (EEEP) Antonio Mota Filho, realizou alguns trabalhos sobre a questão ambiental, enfatizando as agressões que o homem vem provocando na natureza.

Dentro deste contexto, os alunos , sob a orientação das Professoras Regina Ribeiro e Fernanda Ferro, realizaram ontem o 1º Desfile Eco Design. Além de mostrarem muita criatividade, os estudantes conseguiram repassar um conceito de moda consciente, utilizando materiais reciclados, e oferecendo informações sobre estilistas brasileiros que trabalham com materiais respeitando a biodiversidade como tecidos orgânicos, garrafas pet e artesanatos.

Os trabalhos possibilitaram uma reflexão a respeito do consumo desenfreado, a imensa produção de lixo na era digital, a poluição do solo, da água e do ar, enfatizando que a relação homem- natureza precisa ser repensada.

Grupo Grifhor em " A Triste Partida"


O Grupo de Artes Cênicas Grifhor da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Antônio Mota Filho, localizada em Tamboril, realizou dia 09 de junho, no auditório da escola, sua primeira apresentação do espetáculo "A PARTIDA: Vida de Nordestino", escrito pelo Professor Bruno Medeiros.

A peça foi inspirada na obra  “A Triste Partida” escrita em 1964 por Patativa do Assaré, poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro, nascido em Assaré, cidade da região do Cariri, sul do Ceará. O espetáculo descreve a vida do nordestino da época e o seu sofrimento com a seca.

A produção, sonoplastia, pintura cênica e iluminação contou com a participação e a criatividade dos alunos envolvidos. O espetáculo busca trazer a literatura cearense para o palco e valorizar a cultura do nosso povo nordestino.

Produção e Roteiro: Profº.  Bruno Medeiros
Sonoplastia: Bruno e João Esdras
Pintura Cênica: Daniela Ribeiro, aluna do curso de Design de Interiores
Maquiagem: Renária e Larissa
Assistentes: Danilo, Lunard, Miguel e Caio
Atores: Bruno, André Luís, Iago Furtado, Gerson, Antonino e Valdinei.
Atrizes: Daniela Ribeiro, Juliana Azevedo, Bruna Calaça, Ana Dara, Conceição, Graziele, Josilene, Daiane e Geísa.



segunda-feira, 6 de junho de 2011

A E.E.E.P. Antonio Mota Filho comemora o dia das Mães


A E.E.E.P. Antonio Mota Filho recebeu no dia 09 de maio as mães da comunidade na quadra poliesportiva para oferecer juntamente com as Escolas Paulo Timbó , Luiza Timbó e as creches da sede, homenagens alusivas ao dia das queridas mães. O evento contou com o patrocínio da Prefeitura municipal de Tamboril na pessoa do Prefeito Jeová Mota que ofereceu um coquetel para 2.000 mães. Cada escola participante apresentou um número artístico e ao final tivemos voz e violão com cantor Marcílio Cal. Foi um momento de integração entre as escolas de Tamboril.

Dia do Desafio: você se mexe e a E.E.E.P. Antonio Mota Filho mexe junto.


No dia 25 de maio, as Escolas públicas e privadas no Município de Tamboril estiveram envolvidos em atividades de promoção da qualidade de vida através da prática de atividades físicas no Dia do Desafio 2011. O projeto é realizado pelo SESC em todo o Brasil, em parceria com as prefeituras. No Município de Tamboril, a iniciativa conta com a parceria do Governo municipal, através da Secretaria de Educação de Esporte e Lazer e da Secretaria de Saúde tendo a frente da coordenação geral o Educador Físico Bruno Medeiros que também atua na EEEP Antonio |Mota Filho. Realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio, o evento propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de confronto entre duas cidades de mesmo porte populacional. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Todos os municípios participantes recebem o Troféu Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio. Instituições e voluntários que auxiliam na promoção das atividades, em cada cidade, recebem o Certificado de Participação. As atividades acontece hoje dia 25 de maio entre 0h e 20h30. A participação poderá ser individual ou coletiva, sendo imprescindível o registro junto ao SESC ou ao centro coordenador da cidade.


A Universidade presente na E.E.E.P. Antonio Mota Filho

No dia 10 de maio de 2011 das 19h às 20h, foi realizado uma palestra na E.E.E.P. Antonio Mota Filho para os alunos no Projeto Preparação Rumo a Universidade. O evento teve como palestrante o Diretor da Faculdade de Educação de Crateús-FAEC, Prof. Dr. José Ossian Gadelha de Lima que abordou vários temas relacionados a Universidade Estadual do Ceará-UECE e ao Campus de Crateús.
O Prof. Ossian, ressaltou primeiramente que a missão da UECE é produzir e disseminar conhecimentos e formar profissionais para promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da região. Também destacou todos os cursos que a UECE oferta na capital e no interior, além de mostrar imagens da estrutura física da Universidade em Fortaleza e da Unidade de Crateús.
Um dos pontos importantes foi esclarecer os alunos sobre as modalidades dos cursos: Bacharelado e Licenciatura, que resultou em um número considerável de perguntas por parte dos alunos. “ Um licenciado pode fazer tudo o que um bacharel faz e ainda dar aulas.”, disse o professor.
Durante a exposição, o professor Ossian falou sobre a grade curricular dos três cursos ofertados na FAEC, Ciências Biológicas, Pedagogia e Química, onde o ingresso dos alunos através do vestibular, ocorre semestralmente. Também destacou que todos os alunos formados em Crateús, atualmente estão empregados em suas áreas de atuação e que ainda há uma demanda de professores insuficiente para suprir as necessidades dos sistemas de ensino do estado.
Foi um momento extremamente importante para os nossos alunos, onde puderam visualizar oportunidades gratuitas de formação e inserção no mercado de trabalho, sobretudo da educação. Além de tirar dúvidas sobre os cursos que pretendem cursar e sobre a carreira acadêmica, os alunos saíram da palestra muito mais motivados pelos exemplos citados pelo professor Ossian de alunos que se formaram na FAEC e que passaram em concursos, trabalham em outros estados e até mesmo os professores que lecionam nesta escola.

Alunos da E.E.E.P. Antonio Mota Filho realizam seminário de Biologia com a temática: Vitaminas


Na semana de 16 a 20 de maio tivemos a apresentação de Seminários sobre vitaminas no Laboratório de Biologia sob a coordenação do Professor Manfredo Melo. Os alunos mostraram a composição das vitaminas suas funções no organismo, bem como as principais fontes e os sintomas ocasionados pela sua falta. Os grupos utilizaram as mídias como projetor e equipamentos do laboratório para dinamizar as apresentações.

Como Fazer Um Memorial?


O Professor de Língua Portuguesa André Lima juntamente com a Coordenadora pedagógica Alcimeire Coriolano motivaram os alunos a escreverem fragmentos de sua história. O pequeno memorial se constitui num exercício de investigação e relato de experiências passadas para fazer aflorar não só recordações e lembranças, mas também informações que confiram novos sentidos presentes. O Memorial é o resultado de uma narrativa da própria experiência retomada a partir dos fatos significativos que nos vêm à lembrança desde a infância até o momento presente. Fazer este pequeno Memorial consiste, então, em um exercício sistemático de escrever a própria história, rever a própria trajetória de vida e aprofundar a reflexão sobre ela. Esse é um exercício de auto-conhecimento. Esta proposta de escrever o Memorial relatando alguns momentos da trajetória pessoal, tem uma dimensão reflexiva, pois implica que quem relata se coloca como sujeito que se auto-interroga e deseja compreender-se como o sujeito de sua própria história. Esta iniciativa alem de promover a produção textual também contribuirá na elaboração do projeto de vida que posteriormente será desenvolvido na disciplina de TESE.
Cada um de nós compõe a sua história e cada ser em si carrega o dom de ser capaz e ser feliz!”
(Almir Sater/ Renato Teixeira)

sexta-feira, 3 de junho de 2011

A E.E.E.P. Antonio Mota Filho participa da OBFOG



A Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBFOG) é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas na OBA. Envolve os alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio. A OBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem duas fases e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de equipes, mas o ideal é que cada equipe tenha no máximo 4 (quatro) alunos. Ao final da OBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares e concorrem a prêmios. Desta forma os alunos da EEEP Antonio Mota Filho na coordenação do professor de Física Daniel Melo e os professores colaboradores Glinelaine e Hemerson e professora Juciana participaram desta olimpíada construindo foguetes de garrafa PET, usando como "combustível" vinagre e bicarbonato de sódio. A experiência foi muito gratificante para os alunos que no dia 12 de maio foram até ao estádio de futebol para lançar os referidos foguetes. O evento contou com a animação da Banda de Música da cidade e a motivação das torcidas que vibraram com os foguetes lançados mais longe.




quinta-feira, 2 de junho de 2011

A E.E.E.P. Antonio Mota Filho dando os Primeiros passos rumo aos Projetos de Iniciação Científica.



     Os alunos dos cursos técnicos na área da Construção Civil e Design de Interiores estão aprendendo a elaborar projetos Científicos nas aulas de TPV Temáticas ,práticas e Vivências. Os professores orientam os passos de elaboração e os alunos estão desenvolvendo os projetos escolhendo temas diversos. Uma equipe de alunos do Curso de desenho da Construção Civil estão pesquisando sobre o crescimento do setor da Construção Civil com objetivo de acompanhar as perspectivas de mercado para os próximos anos, bem como verificar o crescimento nesta área nos últimos anos. Os alunos estão desenvolvendo entrevistas com profissionais da área como engenheiros, técnicos em tecnologia da Edificação e visitando canteiros de obras espalhados pela cidade. Ao final desta pesquisa prevista para o mês de junho todos os trabalhos serão expostos em seminários.

Alunos da EEEP Antonio Mota Filho participam da OBA Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.


 
Os alunos realizaram neste dia 13 de maio provas da Olimpíada brasileira de Astronomia e astronáutica. A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e por ELETROBRAS FURNAS entre alunos de todas as séries/anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

O grupo de Teatro grifhor da EEEP Antonio Mota Filho Visita o teatro São João em Sobral e assistem ao espetáculo Luzia Homem.


No dia 11 de maio de 2011 o grupo de teatro da EEEP Antônio Mota Filho estiveram em Sobral para uma visita ao teatro São João e assistir ao espetáculo Luzia Homem. Nesta visita os alunos tiveram a oportunidade de conhecer na prática o que é um espetáculo de teatro profissional já que os mesmos nunca estiveram até então num evento cultural como este. Uma das propostas de trabalho com teatro é de iniciativa do professor Bruno Medeiros Educador Físico que nas horas de descanso trabalha com o grupo, técnicas de encenação. A iniciativa também visa ajudar aos alunos a trabalhar em grupo, superar a timidez e alguns limites, trocar experiências, ter responsabilidade, comprometimento, respeito, saber ouvir o outro, compreender melhor as pessoas, ter um pensamento solidário, interagir, enfrentar problemas, compartilhar e resgatar a auto-estima. Esta experiência de ir ao teatro faz parte do projeto de formação do grupo. Pois não basta estudar teatro isoladamente dentro de uma sala. É preciso conhecer as diversas linguagens teatrais, os trabalhos dos atores e da direção. Outras oportunidades de compreender o universo teatral irá ocorrer durante o ano letivo.

Alunos da EEEP Antonio Mota Filho assistem Seminário sobre a História da Arquitetura e Visitam o corredor Cultural dos casarões antigos em Sobral.


Com o intuito de integrar as disciplinas do currículo do Ensino Médio integral de Arte Educação desenvolvido no primeiro período que contempla em sua matriz curricular a História da Arte Brasileira ministrado pela professora Fernanda às disciplinas dos cursos técnicos na área da Construção Civil e Design de Interiores ofertados na EEEP Antonio Mota Filho A Coordenadora Escolar Alcimeire Coriolano Gonçalves, Professora Especialista em Geografia ministrou Seminário sobre História da arquitetura para os referidos alunos que já se voltam para temas na área. Segundo a Professora foi gratificante ver o interesse dos alunos pelo assunto, que a partir desse momento começam a observar as edificações com o outro olhar, dando agora o valor e o significado que elas merecem pelo seu valor histórico, cultural e artístico. Os conteúdos abordados mostrou estilos da arquitetura em vários momentos da história. Foi possível apresentar dentre outros, alguns estilos do período neolítico na pré -história. Em seguida os estilos da arquitetura antiga – Egípcia – Clássica Grega, Romana; Arquitetura na idade Média – paleocristã,Bizantina e gótica; Arquitetura na idade contemporânea – XIX – neogótico,artes e grafts, revivalista ou eclética. Em seguida foi apresentado um estudo sobre a arquitetura colonial cearense, fazendo uma retrospectiva histórica do processo de povoamento do espaço contextualizando-o com a instalação de fazendas com pecuária de extensão, as quais não pediam altos investimentos, daí, o caráter rústico das primeiras construções que geralmente apresentam cuidados especiais relativos à amenização climática, evidenciando um caráter popular, nitidamente utilitário e claramente ecológico, mesmo nas obras religiosas e administrativas de maior porte. A aula foi o primeiro passo para que os alunos que estão nos cursos ligados à construção civil possam identificar as influencias e estilos artísticos presentes nos diversos tipos de construções, sejam elas antigas, modernas e contemporâneas. Durante o Seminário a professora apresentou aos alunos fotos de Patrimônios arquitetônicos presentes em cidades do ceará, inclusive na capital Fortaleza, sugerindo que os alunos identificassem alguns elementos dos tipos de arquiteturas mostrados durante o seminário. Dentro deste contexto os professores Bruno Medeiros e André Lima e um grupo de 30 alunos foram visitar o corredor cultural dos casarões preservados da cidade de Sobral no dia 11 de maio e puderam identificar as influencias e estilos presentes neste patrimônio arquitetônico.

Projeto: saúde Bucal na E.E.E.P. Antonio Mota Filho Tamboril -Ce promove orientação e realiza palestra com Profissionais da saúde.

O Projeto Atenção à Saúde Bucal do Adolescente foi realizado no período de 01 a 09 de maio nas aulas de laboratórios da disciplina Biologia sob a coordenação da Professora laboratorista Juciana e teve por finalidade trabalhar temas relacionados à saúde preventiva de nossos alunos através de atividades que visavam instruir e orientar os adolescentes em seus problemas com a higiene da boca, bem como realizar palestras, experiências, produções de textos e filmes explicativos. Durante a execução do Projeto, o objetivo primordial foi o de promover à saúde bucal dos alunos do Ensino Médio integral da E.E.E.P. Antonio Mota Filho, os quais permanecem o dia todo na escola fazendo três refeições diárias e precisam cuidar melhor da higienização da boca após as referidas refeições. A professora Juciana apresentou slides demonstrando a importância da saúde bucal em vários contextos da vida dos adolescentes, seja na aparência pessoal, na sexualidade e na saúde em geral. A culminância do projeto ocorreu dia 09.05 com a presença do profissional em odontologia da Secretaria de saúde do município Dr. Ivens que ministrou uma palestra ensinando a escovação correta e os cuidados preventivos na preservação dos dentes. E por fim fez a distribuição de KITS odontológicos para escovação do Projeto Brasil Sorridente.